IBDFAM na Mídia
Magistradas palestram em Congresso do IBDFAM
03/09/2014 Fonte: TJSETeve início nesta quarta-feira, dia 03 de setembro, o Congresso Família, Gênero e Concretização dos Direitos Fundamentais promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), OAB/SE e Prefeitura de Aracaju. O evento que aborda a temática “Violência contra a família: Violação dos direitos humanos”, conta com minicursos e entre os palestrantes estão as Juízas Adelaide Moura e Vânia Barros, respectivamente, Coordenadora da Mulher e Coordenadora da Infância e Juventude, do Tribunal de Justiça de Sergipe.
Com o tema “Violência contra a mulher: uma abordagem interdisciplinar”, a Juíza Adelaide Moura falou sobre as ações da Coordenadoria no enfrentamento à violência doméstica e de sua experiência na área. Antes de iniciar o minicurso, o grupo de teatro Arte em Ação, que desenvolve um trabalho em parceria com a Diretoria de Comunicação do TJSE, abordou a temática de forma lúdica e educativa. A magistrada ressaltou a importância do debate com a sociedade. “A escolha feita pelo IBDFAM acerca do assunto violência contra a mulher, neste Congresso, é um reconhecimento não somente de ordem jurídica, mas social e pública de sua importância. O Instituto mudou toda a visão acerca do Direito de Família no nosso país e a Coordenadoria da Mulher vem dar sua contribuição a este debate, até porque uma das nossas atribuições é fomentar políticas públicas”.
O objetivo do Congresso é discutir graves problemas que afetam a família como a violência de gênero, exploração infantojuvenil e outras violações. Propõe, então, refletir sobre o desafio da efetivação de direitos já reconhecidos nas normativas nacional e internacional, em busca de caminhos e soluções. De acordo com o Presidente do IBDFAM, João Alberto Oliveira, a sociedade está em transformação, contudo há um aumento nos casos de violência. Leia mais.